#FICA A DICA DA GISA

COMO ESCOLHER QUIABOS

Você sabe como escolher quiabos? Não? Então aqui vai uma boa dica:

Além de analisar a coloração da casca do quiabo, garantindo que elas estejam sem manchas escuras, quebre a ponta do quiabo. Mas de que forma? É simples! Basta segurar o quiabo com uma das mãos e forçar a ponta com o polegar para quebrá-la. Se ela quebrar facilmente, sinal de que o quiabo está macio, mas se ela só entortar, não compre! Isso é sinal de que o quiabo já está fibroso.

Até a próxima dica!  😉

ESPONJINHA PARA LAVAR ALIMENTOS

Hoje trago uma dica muito top: Esponjinha de PVC para lavar alimentos. Ela possui dois tipos de cerdas que podem ser utilizadas de acordo com o tipo de limpeza necessária: de um lado a cerda é mais baixa e a esponja é mais macia e do outro, a cerda é maior e a esponja é mais áspera.

Ela é uma excelente opção para lavar legumes e frutas. Pode apostar!!

Até a próxima dica!  😉

COMO SABER SE O FERMENTO QUÍMICO EM PÓ ESTÁ ATIVO?

DICA 1: O primeiro passo é olhar o prazo de validade do fermento. Normalmente, está descrito no fundo ou na tampa do pote da embalagem do fermento.

Mas pode acontecer do fermento estar dentro do prazo de validade e quando colocado na massa, não faz o efeito que deveria fazer e a massa não cresce.

Isso ocorre porque depois de aberto ele começa a ficar úmido e vai perdendo suas propriedades.

Mas então, como saber se ele está funcionando?

DICA 2: Faça o seguinte teste:

  1. Aqueça ½ xícara (chá) de água. Não deixe a água ferver, tá? Deixe a água apenas ficar morna.
  2. Coloque 1 colher (sopa) de fermento químico nesta água e misture bem.
  3. Se ele começar a ferver significa que ainda está funcionando, caso isso não aconteça pode jogar fora, pois ele já perdeu todas as suas propriedades.
Até a próxima dica!  😉

ESCOLHENDO PALMITOS…

Dê preferência para comprar os palmitos que estejam em vidros de conserva. Assim você poderá avaliar as condições desse palmito: se a água está muito turva ou amarela, se os palmitos estão manchados e se a tampa da embalagem está estufada. Se você observar que eles estão nessas condições, fuja deles!

Outra observação a ser feita é a procedência. Leia o rótulo, procure por selos de garantia e não compre palmitos sem conhecer a procedência, porque ele pode estar contaminado por uma bactéria patogênica que causa o Botulismo e que provoca paralisia muscular do aparelho respiratório.

Procure não comprar os palmitos já picados, pois fica ainda mais difícil de identificar como eles estão.

E, finalmente, para ter um palmito mais macio, procure escolher o produto que tem os pedaços mais regulares, ou seja, que não estejam com as suas camadas marcadas.

O palmito nada mais é do que o miolo da palmeira e que mais tarde se transformaria nas folhas e no caule da palmeira.

O palmito macio é aquele que está ao fundo do vidro e não boiando.

O palmito fibroso é aquele que já está se transformando em caule da palmeira. Logo, não são comestíveis e não deveriam estar no vidro de conserva. E eles acabam boiando porque a densidade deles é igual ou menor que a da água da conserva, que é solução com sal e ácido cítrico. E por isso, esse tipo de palmito boia.

Agora você já sabe como escolher um bom palmito para a sua receita!

Até a próxima dica!  😉

COMO SABER O PONTO DE COZIMENTO DO BIFE DE BOI

Você sabe verificar qual o ponto de cozimento de um bife? Não?

Então dá uma olhada nessa DICA de comparação do ponto de cozimento do bife com o músculo do polegar.

Fonte: https://incrivel.club/criatividade-receitas/como-preparar-um-bife-suculento-228010/

Até a próxima dica!  😉

COMO ESCOLHER UM LIMÃO COM BASTANTE CALDO?

Vou deixar aqui 4 DICAS de como escolher um limão com bastante caldo:

DICA 1:Dê preferência para os limões com a casca mais lisa (fina) e mais brilhante. Limões assim tem muito mais suco.

DICA 2: Evite comprar os limões com a casca rugosa (áspera, grossa) e dura. Esses limões tem pouco suco.

DICA 3: Evite comprar limões muito moles, pois podem estar passados.

DICA 4: Observe se os limões tem alguma mancha escura. Pode ser indício de que esteja podre e com a presença de algum bichinho. Fuja deles!

Até a próxima dica!  😉

DICA PARA SABER SE A MASSA JÁ ESTÁ ASSADA

Fez uma torta, um bolo, um pudim ou um bombocado no forno e não sabe se ele realmente está cozido? Então se liga na DICA abaixo:

Pegue um palito de madeira utilizado para espetinho, abra um pouco do forno e enfie o palito na massa. Se o palito sair limpo, a massa já está assada. Porém se o palito sair sujo de massa, é sinal que ainda não está assada. Então, deixe a massa assando por mais um tempo e repita o processo até o palito sair limpo.

Até a próxima dica!  😉

COMO ESCOLHER CENOURA, BATATA, CEBOLA E ALHO

CENOURA: procure comprar as cenouras que estejam brilhantes e com a casca uniforme. Evite comprar as cenouras murchas e que apresentem manchas. DICA: As cenouras mais finas são ótimas para se comer cruas e fazer saladas.

BATATA: dê preferência para as batatas com a casca bem íntegra e que estejam firmes. Evite comparar as batatas que apresentem manchas ou furos na casca, pois o furo pode ser o indício da presença de algum bichinho no interior da batata.

CEBOLA: opte pelas cebolas com a casca íntegra e brilhante. Não compre as cebolas que a casca já esteja soltando ou as cebolas que apresentem algum machucado. Evite comprar as cebolas que apresentem broto na parte superior. As cebolas que apresentam broto costumam ter o seu interior mole.

ALHO: procure comprar as cabeças de alho que estejam bem fechadas. Evitem comprar as cabeças de alho que já estão abertas ou moles. Observe se não há a presença de mofo! O alho mofa com muita facilidade!

Até a próxima dica!  😉

O QUE FAZER PARA QUE OS OVOS NÃO RACHEM DURANTE O COZIMENTO EM ÁGUA?

Aqui vão algumas dicas para te ajudar:

Passo 1: Deixe os ovos ficarem na temperatura ambiente. Ovos gelados podem rachar por causa do choque térmico;

Passo 2: Coloque os ovos com cuidado no fundo do recipiente que você irá utilizar para cozinhar os ovos e depois encha-o com água na temperatura ambiente até cobrir esses ovos. Isso evita bater os ovos no fundo do recipiente e racha-los;

Passo 3: Depois é só colocar o recipiente no fogão e deixar em fogo alto.

Quando a água estiver borbulhando, comece a contar o tempo de acordo com o resultado de cozimento que você queira obter.

Até a próxima dica!  😉

TRÊS DICAS QUE FARÃO TODA A DIFERENÇA PARA GRELHAR FILÉS DE FRANGO!

DICA 1: Aqueça bem a frigideira. A temperatura alta ajuda a selar o filé. A selagem do filé é importante para que a água fique retida no interior da carne. É isso que deixa a carne macia e suculenta!

DICA 2: Depois que a frigideira estiver bem quente é hora de colocar a manteiga. Junto com a manteiga, coloque um pouco de azeite, pois como a frigideira vai estar bem quente, a manteiga pode queimar e colocando um pouco de azeite junto, a manteiga não queima. Se não quiser utilizar a manteiga, pode utilizar somente o azeite ou óleo.

DICA 3: Faça um filé de cada vez. Se você colocar todos os filés de uma única vez na frigideira, a temperatura da frigideira vai diminuir e os filés vão soltar água e vão cozinhar ao invés de selar e grelhar.

Até a próxima dica! 😉

AVENTAL, LUVAS E TOUCA NA COZINHA

Desde a época da minha avó, o avental carrega seu charme. Usar um avental combinado com um chapéu de cozinheiro ou ainda, com um lenço nos cabelos era sinônimo de ser um mestre cuca!

Já as luvas e toucas descartáveis são algo mais moderno, mas nem por isso deixam de ser importantes.

A utilização de avental, luvas e toucas são uma primeira demonstração de cuidado higiênico na hora de preparar os alimentos.

O avental ajuda a proteger seu corpo e sua roupa de substâncias líquidas ou sólidas, como é o caso dos molhos… pois eles adoram “pular” na roupa da gente!

Já as luvas descartáveis são muito boas para a manipulação de carnes, temperos coloridos e pimentas.

As toucas são fundamentais durante manipulação e preparação dos alimentos, pois não tem nada mais desagradável do que encontrar um cabelo no prato! Fala sério!!!

Onde comprar esses acessórios?

As luvas e as toucas descartáveis são facilmente encontradas em lojas que trabalham com produtos para embalagens, em supermercados e até mesmo em grandes farmácias.

O avental pode ser encontrado em lojas que trabalham com produtos de cama, mesa e banho.

Até a próxima dica! 😉

PANELA DE PRESSÃO… #EuCuido

DICA 1: Consulte SEMPRE o manual de instrução antes da utilização de sua panela de pressão. Afinal, ele não está ali por acaso…

DICA 2: Verifique o estado de conservação do anel de borracha de vedação. Se estiver com rachaduras, é sinal que a borracha está ressecada. Troque-a imediatamente!

DICA 3: Evite amassar a panela e a sua tampa, pois isso prejudica o fechamento da panela e consequentemente ela não funcionará como deveria.

DICA 4: Em hipótese alguma abra a panela de pressão sem estar seguro de que a pressão tenha diminuído. Com cuidado, faça o teste de abertura da tampa. Se ela oferecer resistência ao abrir, é sinal de que ela ainda está literalmente “sob pressão”… ufffff.

DICA 5: Nunca ultrapasse a marca de dois terços de preenchimento da panela. Trabalhe com segurança!

DICA 6: Limpe bem a válvula de segurança primária (o pino da tampa da panela!!), para evitar que ela entupa. Limpe os orifícios com cuidado para remover qualquer sujeira que possa permanecer ali.

E, finalmente, minha dica de número 7. Talvez seja uma das mais importantes… para que tem crianças, é claro!!

DICA 7: Não permita que crianças fiquem próximas ao fogão, ou mesmo na cozinha, quando uma panela de pressão estiver em funcionamento. Mesmo com todos os cuidados, não podemos dar sopa para o azar, não é mesmo?

Até a próxima dica! 😉

MEDIDORES CULINÁRIOS PADRONIZADOS

Para as medidas culinárias, a DICA é utilizar medidores padronizados para fazer as receitas e que podem ser encontrados facilmente em lojas de artigos de cozinha, como estes mostrados abaixo.

Colheres e copo medidor plástico

Xícaras medidoras

Até a próxima dica! 😉

COMO ESCOLHER E COMPRAR TOMATES?

Hunnn…. vai comprar tomates mas não sabe como escolher?

Bem, se você for numa feira, ou num supermercado, ou num sacolão ou a uma quitanda, a forma de escolher o tomate vai ser a mesma, tá?: você deve observar o estado de conservação e a aparência do tomate.

Se for preparar saladas, dê preferência para os tomates mais firmes ao toque, mais brilhantes, sem manchas escuras e sem furinhos que podem ser um indício da presença de algum bichinho no interior dele. Observe se a cor do tomate está bem uniforme.

Se for preparar molhos, escolha os tomates mais maduros e mais vermelhos. Mas olha só! Cuidado! Tomate maduro não quer dizer tomate mole, passado. Ele ainda deve ter uma certa de firmeza. Preste atenção se ele também está brilhante, sem manchas e sem furinhos.

Com relação ao local de armazenamento, vai depender da coloração e firmeza do tomate.

Mas antes de guardar o tomate, lembre-se de limpá-lo de forma adequada, lavando-o e secando-o logo em seguida. Depois disso, observe se o tomate está mais ou menos vermelho e se está firme também.

Se o tomate estiver verde ou meio amarelado, você pode deixa-lo na fruteira pois, em ambiente com temperatura elevada, o amadurecimento do tomate ocorre mais rapidamente. Mas em contrapartida, isso pode, em alguns casos, reduzir o tempo de vida útil do tomate.

Agora, quando ele já estiver maduro é melhor guardá-lo em temperatura que varia de 9°C a 12°C, ou seja, na geladeira.

O tomate carmem, por exemplo, é o tomate de maior durabilidade e é ótimo para saladas. Na geladeira, ele pode durar até duas semanas!

Acesse o vídeo Tomates: como escolher? no canal do YouTube Mãozinha na Cozinha!! E se inscreva também!!

Até a próxima dica!  😉

COMO SABER SE OVO ESTÁ ESTRAGADO OU NÃO? #FICA A DICA DA MINHA MÃE!

A minha mãe me deu a seguinte dica para saber se o ovo está bom ou não antes de quebra-lo: colocar o ovo numa tigela, cobri-lo com água fria e observar. Se o ovo permanecer no fundo e de lado, ele está bom. Se ele ainda permanecer no fundo, mas de pé é sinal que o ovo já está um pouco mais velho, mas que ainda dá para consumir. Agora, se ele flutuar, pode jogar fora! O ovo está estragado…

Até a próxima dica!  😉

COMO GUARDAR A CEBOLINHA

Ei! Comprou um maço de cebolinha, mas não vai usar tudo? E mesmo guardando na geladeira ela não dura tanto tempo assim?

Então congela!!!!

O ideal é utilizar a cebolinha fresca, pois não tem nada igual ao aroma e o sabor das ervas frescas! Mas se você não vai utilizar todo o maço que comprou, você pode picar e guardar a cebolinha em um pote com tampa no congelador. Assim você vai ter o aroma e o sabor preservados.

Então se liga nesses passos:

1) Lave as cebolinhas em água corrente antes de usar. Retire as pontinhas da cebolinha para que a água que entra nela, durante a lavagem, possa escorrer.

2) Deixe as cebolinhas escorrendo (em uma forma ou tabuleiro forrado com papel absorvente ou em um escorredor).

3) Depois de secas, pique as cebolinhas.

4) Guarde-as num pote (plástico ou de vidro) com tampa.

O pulo do gato para que ela fique soltinha dentro do pote é deixa-la escorrendo bem antes de picar. Assim ela não fica com água e não congela formando um “bloco” de cebolinha.

Quer ver isso na prática? Então vai lá no canal do YouTube Mãozinha na Cozinha e assista ao vídeo Cebolinha…piquei e guardei!

Até a próxima dica!  😉