HISTÓRIAS NA COZINHA

HISTÓRIA DO COPO AMERICANO…TAMBÉM CONHECIDO, EM MINAS GERAIS, COMO COPO LAGOINHA!

 

O Copo Americano verdadeiramente faz parte da vida do brasileiro. E sabe o qual o motivo? São 70 anos no mercado!

O copo americano é produzido desde 1947 pela empresa Nadir Figueiredo, que é a responsável e detentora de sua patente. Foi um projeto do próprio fundador da empresa, o Sr. Nadir Figueiredo (1891-1983) que desenhou o copo com suas formas “3D”. O nome do copo foi inspirado em dois fatos: nas máquinas de produção que foram importadas dos Estados Unidos da América (EUA) e nos copos que, naquela época eram somente produzidos nos EUA.

Tamanha é a sua popularidade que, vocês acreditam que o danado do copo foi parar no MoMA? Em 2009, o Museu de Arte Moderna de Nova York apresentou uma mostra denominada Destination: Brazil, que apresentou 75 itens que representavam o estilo do brasileiro. E lá estava o nosso brasileiríssimo COPO AMERICANO!!

Descobri que em Minas Gerais, mais precisamente em Belo Horizonte, o copo é conhecido como COPO LAGOINHA. Minha amiga Catita me disse que este copo era muito utilizado no Bairro da Lagoinha, região considerada uma zona boêmia da cidade. Por isso, ganhou esse nome nas terras mineiras.

Hoje, este copo tão versátil que vai desde um pingado na padaria, passando pela cachaça e pela cerveja estupidamente gelada, acabou aportando em nossa cozinha como um medidor de ingredientes de respeito!!!

Fontes:

http://casavogue.globo.com/Design/Objetos/noticia/2017/12/historia-do-copo-americano.html. Casa Vogue. Consultado em 10 maio de 2018.

http://www.nadir.com.br/Copo-americano. Nadir Figueiredo. Consultado em 12 de maio de 2018.

http://www.valor.com.br/arquivo/821169/americano-o-copo-muito-brasileiro. Valor Econômico. Consultado em 13 de maio de 2018.
 Ok? 😉

 

SAL ROSA DO HIMALAIA

 

O famoso sal rosa do Himalaia vem realmente da cordilheira asiática, ou seja, do Himalaia. Ele é rosa devido ao alto número de minerais em sua composição. É um sal rochoso extraído de minas formadas por lagos ou mares pré-históricos que secaram e, devido à grande pressão exercida ao se formar a cordilheira do Himalaia há milhões de anos, o sal ganhou diversas propriedades e elementos essenciais. São 84 elementos no total.

Com aproximadamente a metade do sódio encontrado no sal de cozinha comum, ele é tratado como o mais puro e saudável do mundo. A maior parte da produção mundial do Sal Rosa é proveniente da mina paquistanesa de Khewra. Ela é a mina mais antiga em atividade na história, tendo sido descoberta pelas tropas de Alexandre, o Grande, em 320aC. Além de sua alta produtividade, a mina é uma das principais atrações turísticas da região do Punjab, no norte do Paquistão, e recebe mais de 250 mil visitantes todos os anos.

 Ok? 😉

 

ONDE SURGIU O TOMATE?

 

Ao contrário do que muitos pensam, o tomate é originário da América do Sul e não da Europa. Seus primeiros registros de aparecimento foram no Peru e, posteriormente foi levado para o México onde povos asteca e maias utilizavam-no em sua cozinha. Em termos de crença, era dito que as pessoas que ingeriam as sementes de tomate eram abençoadas com poderes de adivinhação.

Com a chegada dos europeus no século XVI, o tomate foi levado para a Europa pelos espanhóis, alcançando o continente asiático através das Filipinas. Na Itália, o tomate era usado apenas como decoração até ser incorporado na culinária no final do século XVII.

Os primeiros tomates introduzidos na Europa tinham cor amarela, por isso sendo chamados na Itália por pomodoro (em italiano: pomo – maçã, d’oro – de ouro): “maçã dourada”.

O cultivo, propriamente dito, do tomate na Europa começou no século XVII. Porém, sua grande difusão de consumo foi no século XIX. No Brasil, devido ao seu clima ameno, a cultura do tomateiro é feita durante o ano todo e se faz presente em São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Goiás, que respondem por 80% do volume comercializado.

Fonte: https://www.embrapa.br/hortalicas/busca-de-publicacoes/-/publicacao/749965/a-cultura-do-tomateiro-para-mesa. Consultado em 09 de junho de 2018.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tomate. Consultado em 10 de junho de 2018.

Fonte: https://www.infoescola.com/frutas/tomate/. Consultado em 10 de junho de 2018.

 

 Ok? 😉