O LICOPENO E SEUS BENEFÍCIOS

O licopeno é um carotenoide. Mas o que são os carotenoides? Em linhas gerais, os carotenoides são pigmentos antioxidantes presentes nos vegetais e são responsáveis pela coloração em muitas frutas e legumes, abrangendo os tons vermelho, laranja e amarelo. Quer saber como é a estrutura química de um carotenoide? Então dê uma olhada no post Carotenoides na sessão QUÍMICA NA COZINHA.

O licopeno não é produzido pelo nosso organismo e dessa forma, ele tem que ser consumido através de vários alimentos, por exemplo: tomate, cenoura, melancia, mamão, beterraba, pimentão vermelho, repolho roxo, gogi berry.

Ele é fundamental para a saúde de órgãos tais como pele, fígado, pulmões, além das glândulas suprarrenais.

A sua maior concentração está no TOMATE.

Porém, a absorção de licopeno em alimentos crus pelo nosso organismo é baixa: cerca de 10% a 30% do consumo. Isso se deve à estrutura química dos carotenoides e também porque os carotenoides estão ligados a outras moléculas que acabam restringindo sua absorção.

O licopeno é um pigmento lipossolúvel e por isso tem maior absorção quando consumido junto com gordura. Seu percentual de aproveitamento pelo nosso corpo é aumentado após o cozimento. Isso porque a altas temperaturas, sua estrutura química fica numa configuração tal que é mais facilmente absorvida pelo organismo.

Em termos de benefícios, o licopeno atua como um antioxidante que, quando absorvido pelo organismo, torna-se um potente inibidor de radicais livres. Pesquisas sugerem que o licopeno pode ajudar no tratamento de câncer da próstata, do pulmão e do estômago. Ele previne a oxidação do colesterol LDL, evitando doenças cardiovasculares, como a arteriosclerose.

 

Até a próxima!  😉

 

2 comments

  • Lucas Silva

    Muito interessante! Eu achava que quando eu esquentava um alimento ele perderia suas principais qualidades nutricionais. Mas pelo o que eu entendi, nessa caso do licopeno, o cozimento favorece a absorção… Muito legal mesmo!

    Uma dúvida: em molhos de tomate (desses ja prontos comprados no mercado) também possuem licopeno? Ou apenas nos molhos caseiros?

    • Gisa

      Olá Lucas!!
      Respondendo à sua dúvida, todos os derivados de tomate são alimentos ricos em licopeno, como por exemplo as sopas e sucos à base de tomate, os molhos caseiros, ketchup e molhos ou extratos de tomate enlatado.
      Como comentei no post, o tomate é uma das principais fones de licopeno! Como o licopeno é um pigmento, os tomates de coloração vermelha intensa (geralmente os italianos) contêm mais licopeno do que os tomates verdes. E quando for fazer uma salada, procure colocar um pouco de azeite ou mesmo óleo porque o licopeno é solúvel em óleo e isso ajuda na absorção pelo nosso organismo.
      Beijo da Gisa 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *