CASTANHAS… HUMMM… VITAMINAS DE A a Z!!

Quer deixar sua alimentação ainda mais saudável? Então inclua o consumo de castanhas no seu dia a dia!

As castanhas são sementes oleaginosas que são muito utilizadas na culinária e são amplamente consumidas sozinhas também. De acordo com nutricionistas, elas são consideradas potências nutricionais, exatamente pelo fato de serem ricas em gorduras poli-insaturadas, fibras e muitos minerais que vão praticamente de A a Z.

O consumo de pequenas porções diárias de castanhas contribui para muitos resultados positivos na saúde, impactando na redução do risco de doenças cardíacas, diabetes, câncer e doenças respiratórias, por exemplo.

As castanhas possuem uma casca externa rígida e não comestível que precisa ser aberto para liberar a castanha de seu interior.

Porém, a gente pode comprar a maioria das castanhas já sem a casca e prontas para o consumo.

Dentre as várias castanhas que podemos consumir, trago aqui 12 tipos de castanhas que podemos encontrar no mercado. Veja abaixo, quais são!

CASTANHA DE CAJU

A castanha de caju deveria ser a semente do caju, porém, ela é o verdadeiro fruto do cajueiro e o caju é o seu pseudofruto. Ela é originária da América, na região tropical. Tem uma coloração amarelada e é bem sequinha. É uma castanha muito consumida torrada com sal ou sem sal, e é um ingrediente extremamente versátil, sendo utilizada em saladas, lanches, iogurtes, na composição de granolas, bolos, pães, farofas e massas de tortas.

CASTANHA DO PARÁ ou CASTANHA DO BRASIL

Essa é a verdadeira castanha brasileira originária da nossa região Norte do país. Ela também é conhecida como castanha do Brasil. Tanto é que em inglês, ela se chama Brazilian nut! Ela é a semente da castanheira e tem uma polpa branca e bem saborosa. A castanha é envolvida por uma casca marrom e pode ser consumida torrada, ou ainda em farinhas, farofas, doces, pães, biscoitos e sorvetes.

NOZES

Quando pensamos em nozes, associamos às festas de final de ano onde ela está sempre presente! Elas apresentam uma casca rígida que envolve a castanha. Elas têm uma cor amarelada e um sabor muito agradável e podem ser acrescidas nas preparações de bolos, de massas de tortas, biscoitos, saladas, arroz, pratos salgados ou ainda serem consumidas in natura.

AMÊNDOA

É uma castanha de formato ovalado e de coloração creme envolta em uma casquinha marrom claro bem fina. E ela é consumida com essa casquinha mesmo! Ela pode ser encontrada em várias regiões do mundo, indo desde o Mediterrâneo, passando pela Austrália e chegando na Califórnia. Diferente das outras castanhas, ela possui um sabor mais amanteigado. Pode ser consumida in natura, torrada com sal, ou ainda consumida com aveia, granola, iogurtes. Você também pode bater essa castanha no liquidificador ou no processador para fazer uma manteiga para passar em torradas. A amêndoa também pode ser consumida na forma de leite ou farinha, que é muito comum.

AVELÃ

Essa castanha combina demais com doces!! Principalmente a combinação de creme de avelã com cacau e leite. Nossa!! É de dar água na boca, não é? Essa castanha é originária da América do Norte. Ela é arredondada e tem uma casca extremamente resistente. A superfície dessa castanha lembra muito o aspecto de madeira. E o seu sabor é doce, porém oleaginoso. Ela pode ser consumida in natura e é bem utilizada para fins gastronômicos, principalmente em doces, particularmente acrescentada ao chocolate, tornando-se bem saborosa. Ela também pode ser consumida em leites, manteigas, pastas de frutas, biscoitos, barra de cereais, entre outros produtos.

PISTACHE

O pistache é uma castanha que se destaca por ser bem verdinha. Ele é originário do sudoeste da Ásia. Ele é envolto por uma casca que é facilmente retirada. Inclusive, você pode encontrá-lo já torrado e salgado na própria casca e funciona bem como aperitivo. Essa castanha está presente em diversas receitas maravilhosas no mundo inteiro, desde as doces, como o famoso sorvete de pistache, até as salgadas, como filé mignon com molho caprichado de pistache.

AMENDOIM

Embora ele seja um parente próximo do feijão, que é uma leguminosa, ele também é uma oleaginosa cuja textura se assemelha muito à textura da castanha do Pará e da amêndoa. E por esse motivo, ele é trazido para o universo das castanhas. Ele é originário da América do Sul e foi amplamente difundido pelos portugueses e espanhóis. Ele é muito consumido como petisco como é o caso do famoso amendoim japonês ou ainda o amendoim torrado e salgado. Nos Estados Unidos ele é bem consumido na forma de pasta e aqui no Brasil ele é um ingrediente que faz muito sucesso na cozinha em pratos salgados, sem falar nos tradicionais doces como é caso da paçoca e do pé de moleque em festas juninas!

PINHÃO

Está aqui outra oleaginosa legitimamente brasileira. O pinhão é muito apreciado nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. O seu consumo costuma se acentuar na época de inverno, principalmente durante as festas juninas. Essa é uma semente que não se come crua. A forma mais comum de preparar o pinhão é cozinhá-lo na panela de pressão. Depois, deve-se retirar a casca e aí sim, ele pode ser consumido puro ou em pratos doces ou salgados, tais como risoto, purê, farofa ou mesmo um bolo.

BARU

Essa é uma castanha que também recebe o nome de Cumaru ou Cambaru. Ela é membro da família das oleaginosas e, apesar ser brasileira, ainda é pouco conhecida. Ela é encontrada nas regiões de Goiás, do norte de Minas Gerais, do Mato Grosso e parte do Maranhão. É uma castanha de formato ovalado, de coloração marrom e possui um sabor agradável. O ideal é consumir a castanha de baru torrada. E pode ser utilizada em preparações de bolos, barras de cereais, cookies e saladas.

PINOLI

Ele é originário da região do Mediterrâneo. É uma oleaginosa de coloração bege e com um formato que lembra muito a amêndoa, porém de tamanho bem menor. Ele tem um sabor muito delicado e é um ingrediente considerado caro quando comparado a outras castanhas. Pode ser utilizado tanto em pratos doces como em pratos salgados. Na Itália, ele é ingrediente indispensável no famoso molho pesto. Já na cozinha sírio-libanesa, ele é utilizado em esfirras, arroz, quibes e em sobremesas, tais como bolos, tortas e sorvetes.

NOZ-PECÃ

Essa noz é originária da América do Norte. Apresenta uma coloração marrom claro e formato alongado, sendo mais comprida do que a noz tradicional. Seu sabor é doce e levemente amanteigado. Essa noz pode ser consumida in natura ou ainda em pratos diversos, tais como saladas, tortas, massas e molhos. Você ainda pode colocar a noz-pecã em receitas de pães ou saboreá-la no seu café da manhã com um belo iogurte.

MACADÂMIA

A macadâmia é uma castanha originária da Austrália e é popularmente chamada de noz de Queensland. Ela é considerada por muitos como a “rainha das nozes”, pois a sua utilização não se restringe apenas à indústria alimentícia, ela também é uma grande estrela na indústria de cosméticos. Sua casca é amarronzada e de formato arredondado e a noz é de coloração branca ou creme e seu sabor é amanteigado. Essa noz é utilizada na fabricação de chocolates belgas, sorvetes, barras de cereais e pães e seu óleo é muito utilizado em cosméticos de ação rejuvenescedora.

Uma dica muito importante na hora de comprar essas castanhas é dar preferência para aquelas que já vêm embaladas de fábrica. O motivo é que aquelas vendidas a granel correm um risco maior de contaminação devido à sua manipulação e por ficarem mais expostas, podendo aumentar a sua umidade e favorecer a proliferação de fungos, que produzem uma substância tóxica denominada aflatoxina. Além disso, nessa situação, nem sempre é possível ter o controle da data de validade dessas castanhas.

Mas se você só encontrar essas castanhas vendidas de forma a granel, procure optar por comprar em estabelecimentos onde a rotatividade de saída dessas castanhas seja alta.

Na hora de guardar essas castanhas, procure colocá-las em um recipiente bem vedado e em local fresco, para evitar a perda de umidade, o escurecimento das castanhas, o desenvolvimento de fungos e aquele sabor desagradável de castanha rançosa. Beleza? Assistam, no YouTube, ao vídeo 12 TIPOS DE CASTANHAS no canal Mãozinha na Cozinha!

Até a próxima Dica! 😉

4 comments

  • joao ceccato filho

    gostei muito, mandei as fotos do mixing de castanhas que compro aqui em Assis Sp, para meus filhos

    • Gisa

      Olá João!
      Obrigada pelo comentário!
      Um bom mix de castanhas é sempre uma opção muito saudável. Espero que seus filhos gostem!!
      Beijo da Gisa 😉

  • E eu entrei no blog e eu amei, adorei, maravilhoso, delicia, gostoso,etc. E e eu amei o seu trabalho profissional no blog e continua assim trabalhando em frente em batalhando, força, garra, determinação,fé e respeito.E vc vai chegar longe essa profissão na sua vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *