MEDIDA CHEIA X MEDIDA RASA… DEU UM NÓ! E AÍ?

Várias receitas falam em utilizar xícara, copo ou colher com medida cheia ou medida rasa. A medida cheia é aquela que a gente enche o medidor de forma generosa e que passa da borda da xícara ou do copo. E quando utilizamos uma colher, a medida cheia é aquela que faz uma “montanha” na colher. Um monte mesmo!!!

Já no caso da medida rasa, o que deve ser feito é encher esses utensílios com aquilo que se quer medir e passar as costas de uma faca para que a quantidade do ingrediente medido coincida com o nível da borda do utensílio.

Procure trabalhar com as medidas rasas, pois são mais fáceis de balizar enquanto que a medida cheia é depende de cada pessoa. De repente o que é cheio para mim não é cheio para você.

Mas como é que devemos fazer para medir os diferentes tipos de ingredientes?

Assim, ó:

INGREDIENTES LÍQUIDOS: Coloque o medidor graduado ou o utensílio que se tem disponível para realizar a medida em cima de uma superfície plana (pode ser na pia ou na mesa) e encha com o líquido até a medida desejada. Caso seja necessário utilizar uma colher como medida, encha-a até a borda. Mas sem derramar, ok?

INGREDIENTES SECOS: Coloque o medidor graduado ou o utensílio que se tem disponível para realizar a medida em cima de uma superfície plana (pode ser na pia ou na mesa) e encha com a farinha, o amido de milho, o açúcar, chocolate em pó, a aveia, etc. Não é preciso sacudir o recipiente e nem mesmo comprimir. Apenas passe uma faca por cima para tirar o excesso.

GORDURAS SÓLIDAS: No caso de manteiga, margarina, gordura vegetal, banha, encha o medidor ou o utensílio e comprima com os dedos ou com a ajuda de uma colher para retirar o ar presente nestes ingredientes. Depois passe as costas de uma faca por cima para tirar o excesso. Antes de iniciar a receita, é recomendado que esses ingredientes estejam mais próximos da temperatura ambiente para que sejam medidos com mais facilidade.

 

Gostou do tema? Então deixe seu comentário!

Até o próximo post! 😉