TIPOS DE CORTES DE CEBOLA

A cebola é um ingrediente indispensável para dar aquele sabor à nossa comida. E algumas vezes ela aparece como protagonista de um belo prato, podendo ser servida crua, em saladas, em carnes, sopas e muito mais! E para que ela brilhe ainda mais, existem alguns cortes que a valorizam na hora da apresentação do prato.

No dia a dia estamos acostumados a simplesmente picar a cebola para utilizar nos nossos preparos. Mas você conhece os diferentes tipos de cortes de cebola? Hoje trago 5 tipos: Brunoise, Julienne, Rodelas, Meia lua e Pétalas.

E uma dica para fazer bons cortes, é utilizar uma tábua para apoiar a cebola e uma faca bem afiada!

BRUNOISE

Esse é o popular corte em cubinhos, porém com um nome mais chique. Primeiro, corte a cebola ao meio no sentido da ponta para a raiz (o que chamamos de comprimento da cebola). Corte a ponta, preservando a extremidade da raiz, que vai ajudar a “segurar” as camadas da cebola durante o corte. Retire a casca e descarte. Apoie a metade da cebola na tábua e faça cortes paralelos na horizontal (que é o sentido do comprimento) sem chegar na extremidade da raiz. Depois, faça cortes finos e paralelos na vertical (no sentido da largura da cebola). Depois é só ir cortando a cebola na direção da ponta para a raiz que os seus cubinhos já sairão prontinhos! Cuidado para não cortar a ponta dos dedos e por isso, mantenha os dedos em formato de cocha (virados para dentro).

JULIENNE

O corte julienne é o formato de tiras finas, muito utilizada em saladas e sanduíches. Para isso, você vai cortar a cebola ao meio no sentido da ponta para a raiz. Corte a ponta, preservando a extremidade da raiz e retire a casca. Em seguida, apoie a metade da cebola na tábua e faça cortes finos na vertical, no sentido da largura. Depois é só cortar a extremidade da raiz.

RODELAS

Esse é um corte bem clássico que também é conhecido como corte em anéis. Ele é muito utilizado no famoso bife acebolado, além de outros pratos. Para fazer esse corte, você vai cortar a ponta da cebola, preservando a extremidade da raiz e vai retirar a casca. Depois, apoie a cebola na tábua e faça cortes paralelos e na vertical, na espessura que você desejar, indo na direção da ponta para a raiz da cebola.

MEIA LUA

Esse corte é semelhante ao corte em rodelas. Porém, você vai cortar a cebola ao meio no sentido da ponta para a raiz, vai cortar a ponta e retirar a casca, apoiar a cebola na tábua e vai fatiar a metade no sentido vertical, fazendo cortes paralelos na espessura que você desejar e indo na direção da ponta para a raiz da cebola.

PÉTALAS

Esse é um corte de cebola ideal para se fazer espetinhos ou churrasco, onde as camadas da cebola são cortadas em pedaços menores. E para isso, você vai cortar a cebola ao meio no sentido da ponta para a raiz. Corte a ponta e a raiz da cebola. Retire a casca. Depois você vai apoiar a cebola na tábua e vai cortar cada metade da cebola ao meio novamente e vai destacar as pétalas de cada parte.

Esses cortes de cebola não têm segredo e são bem tranquilos de se fazer. Então, bora lá escolher um desses cortes e utilizar esse ingrediente que faz toda diferença na culinária!

Não deixe de assistir ao vídeo TIPOS DE CORTES DE CEBOLA lá no canal Mãozinha na Cozinha no YouTube!

Até a próxima Dica! 😉

One comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *